{boas_vindas}
Atendimento via WhatsApp: (41) 9 9843-0602
MENU

Pensar em acessórios de segurança faz parte da rotina de quem gosta de estar no mar. Em vista disso, investir em produtos que auxiliam a embarcação na hora de ancorar e atracar é o primeiro passo para uma navegação segura. Neste caso, é preciso escolher os melhores modelos de âncoras, devendo ser definida mediante o tipo de embarcação e também do solo em que irá ancorar. Afinal, este acessório irá manter o seu barco ancorado em lugar específico, sem deixá-lo ao acaso ou sem segurança.

Modelos de Âncoras

Os modelos de âncoras mais usados em aguas brasileiras são as Bruce, Danforth, Garateia e Folding, e cada um deles é indicado conforme o tipo de solo ou fundo do mar. Para locais com fundos de areia, cascalho e lodo, os modelos mais indicados são: Bruce e Danforth. Isso porque elas têm a forma correta para unhar neste ambiente. Já em solos com pedras devem ser usados modelos como Garateia e Folding, pois foram desenvolvidas especificamente para esse tipo de terreno.

Cuidados Antes de Navegar

Antes de navegar, é preciso saber identificar em qual fundo a lancha poderá ancorar. No entanto, nem sempre a ancoragem acontece em apenas um tipo de solo, por isso, é necessário se prevenir com mais de um tipo de âncora. Mas, não só nestes casos, para maior segurança, o ideal é que as embarcações tenham duas âncoras a bordo: a principal e uma de popa. Com isso, evitam-se situações desagradáveis em que o barco fique girando pelo movimento das ondas e, também, do vento.
Outro detalhe a ser levado em conta é fato de não ser apenas o peso da âncora que contribui para segurar o barco. Se ela não tiver boa procedência, confeccionada no material certo, nas medidas certas e no formato certo, sua atracação pode ficar comprometida.

Material

Quanto ao material os modelos em inox e galvanizados a fogo são considerados as melhores, pois suportam os intemperes da maresia. Quando não forem em aço inox ou galvanizada, sofrem oxidação e soltam ferrugem.

Corda ou Corrente?

Assim como a escolha da âncora, saber a quantidade correta de cabo (corda) ou de corrente é também essencial para que tudo ocorra de acordo com o planejado. O recomendado pelo DPC ? Departamento de Portos e Costas é usar a medida mínima de segurança sendo 3 vezes a profundidade do local.

Aqui no Barco Novo você encontra todos os produtos e acessórios para fazer grandes passeios a bordo de sua embarcação com toda a segurança.

Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual