Produto adicionado com sucesso!
Produto removido!

Detalhes técnicos

A bomba de porão é uma peça necessária para todo tipo de embarcação, pois é ela quem faz a retirada da agua que entra e se armazena no porão de cada barco. É sem dúvida o item mais importante para segurança da navegação.

Entre os modelos existentes pode-se destacar as elétricas e as manuais. As elétricas em geral de são de 12v ou 24v e são maioria devido a praticidade de operação. Elas podem ser acionadas por automático de nível ou por chave de painel. E as bombas manuais, que são minoria, porém não menos importantes, são indispensáveis em barcos que enfrentam mar aberto que em caso de pane elétrica podem retirar agua do porão mesmo sem eletricidade.

A potência das bombas varia entre 360 galões por hora até 4000 Galões por hora. A unidade de medida de galão é americana e convertido equivale 1 galão em 3,78 litros.

O ideal para sua embarcação

Cada embarcação requer um número mínimo de bomba e uma galonagem especifica para cada posição. Embarcações maiores requer pelo menos 3 bombas, uma na popa, uma na proa e outra na meia nau. A bomba de popa geralmente é a que mais trabalha e por isso deve ser uma bomba de excelente qualidade e galonagem e em caso de barcos que pousam na agua pode requerer pelo menos 2 bombas na popa, uma principal e outra de reserva para ser acionada em caso de pane na primeira. A bomba de proa e meia nau podem ser de vazão menor, porém nunca de baixa qualidade, pois as bombas de porão como já citado são itens de segurança na embarcação.

Embarcações de médio porte em geral 2 bombas de porão atendem bem, uma na popa e outra meia nau. A de popa, como já falado anteriormente sempre de excelente qualidade e galonagem e para evitar problemas, a bomba de popa pode ser também em dose dupla, com uma na reserva. Embarcações pequenas e miúdas, em geral uma bomba na popa já é suficiente, mas nunca descuide da qualidade e galonagem. E caso queira reforçar a segurança, uma segunda dose de bomba, não é exagero. Em se tratando de segurança na navegação, o mais é sempre melhor.

Quanto a parte elétrica recomenda-se ligar a bomba com automático direto na bateria, fora da chave geral, apenas usando fusível na amperagem compatível da bomba. Isso para evitar que chave geral seja desligada e o barco fique sem bomba.

Instalação

A bomba deve ser instalada em um local onde a água tende a ficar mais acumulada. Alguns barcos podem ter a necessidade de ter uma bomba sobressalente ligadas em sistemas independentes para no caso de uma falhar, ter uma reserva. Isso pode ser aplicado até nos barcos que precisam apenas de uma bomba, como medida de segurança.

Marcas

As marcas de bomba mais famosas em comercialização no Brasil são Rule, Shurflo e Rei Marine que são de origem americana, e, TMC, Life e Seaflo que são de origem asiáticas / Chinesas - Taiwan. Em geral são bombas de boa qualidade, porém vale sempre verificar se possuem eixo de inox e se operam a seco. Alguns lotes de bomba, especialmente as asiáticas podem vir com eixo de aço e quando em operação com agua salgada oxida e trava o rolamento com pouco tempo de uso, por isso ideal é que venham sempre com eixo em aço inox.

Outro detalhe que deve ser verificado é se a bomba opera a seco pois em caso esqueça a bomba ligada por um longo período não será danificada.

Está procurando por bombas de porão? Agora que sabe como cuidar de sua bomba de porão e como utilizar em sua embarcação, acesse nosso site e confira todos os nossos modelos:

Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual