Produto adicionado com sucesso!
Produto removido!

A canoa canadense é um modelo de embarcação utilizada para explorar lagos, rios ou pequenas corredeiras. Esse tipo de canoa pode ser aberta ou fechada. O modelo é uma adaptação das canoas desenvolvidas por índios canadenses, há mais de 125 anos. O remo nesse tipo de canoa pode ser usado tanto por crianças quanto para adultos que estão começando a praticar remo.

Feita com um material leve com cerca de 46 kg, é estável na água e muito fácil de ser manobrada. Ideal para quem gosta de praticar exercícios e descobrir os prazeres de remar a dois, ou mesmo sozinho, com a segurança de um casco estável, leve.

A construção artesanal em madeira é o segredo para uma maior durabilidade do produto, que é muito resistente a umidade, já o acabamento em verniz é diferente de outros produtos similares.

Os índios peles-vermelhas norte-americanos criaram essa embarcação com o a intenção de serem utilizadas como transporte entre rios e lagos, para pesca, e para fazer o transporte de comida. Antigamente, essas canoas eram construídas utilizando troncos de árvores. Com o desenvolvimento de algumas técnicas novas foram construídas canoas utilizando madeiras ou ossos, e revestidas com pele de animais, o que mais tarde foi utilizada para a criação dos chamados "caiaques".

Já no começo do século XIX, os ingleses passaram a se interessar mais por esse tipo de embarcação e começaram a usar para lazer um tipo de embarcação conhecida como "groenlandais".

Assim, depois de alguns testes, os barcos passaram a adotar os remos que serviram para garantir mais velocidade. Anos depois, a embarcação se expandiu pela Alemanha e a Europa Central. Na América do Norte, especificamente no Canadá, as canoas tinham um desenho diferenciado, devido a grande quantidade de rios com correntezas fortes. Tais canoas eram mais alongadas, com o objetivo de não oferecerem muita resistência à água.

Na década de 1840, a canoagem se firmou como esporte, graças principalmente ao escocês John McGregor, que construiu a primeira canoa de competição, batizada de Rob Roy. Anos mais tarde, os alemães criaram um caiaque desmontável, chamado "faltboote", construído com uma estrutura de madeira coberta por uma lona impermeável. No dia 19 de janeiro de 1924, foi fundada a Federação Internacional de Canoagem (Internacionale fur Reprasentanschaft Kanusport), tendo como países fundadores Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suécia.

A canoagem de maneira geral, adquiriu um espírito de nobreza quando passou a participar dos conhecidos Jogos Olímpicos de Berlim no ano de 1936. Devido à forma das canoas olímpicas serem similares a das antigas canoas no Canadá, há uma categoria chamada de "canoa canadense".

Geralmente, as características da canoa incluem: 4,60 metros de comprimento; 0,90 metros de largura; 0,50 metros de altura; 46kg de peso; e capacidade de carregar até 260 kg.

As canoas canadenses são indicadas principalmente para rios, lagos e represas. Principalmente porque elas não são tão rápidas quanto os caiaques, mas tem a capacidade muito maior de carregar itens do que outros tipos de canoas. Portanto, se você deseja fazer expedições que irá envolver dias, utilize uma canoa canadense, pois será possível levar mais equipamentos, além de acomodar muito bem duas pessoas.

Em jogos olímpicos, tanto as provas de velocidade, quanto as provas do slalom, valem medalhas. As duas categorias são disputadas em dois tipos de embarcação: canoa canadense e caiaque. A canoa canadense é uma embarcação aberta, onde o tripulante utiliza o remo como propulsão com uma única pá, se ajoelha (sobre um ou dois joelhos) e governa a embarcação com o próprio remo. Nas Olimpíadas, a maior vencedora ainda é a antiga União Soviética, em ambas as categorias, seguida da Alemanha.

Gostou desse conteúdo? Confira mais matérias como essa acessando nosso blog.Acesse o Barco Novo e confira nossos produtos para sua embarcação.

Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual