Todo pescador se esforça para ter uma viagem de pesca perfeita em um local agradável, com excelentes peixes, boas lutas, parceiros de pesca agradáveis e clima favorável. Para isso, o próprio pescador deve tomar as medidas necessárias para que não se arrependa de nada e não cometa erros destrutivos. Como todos sabemos, está cada vez mais difícil encontrar e pescar peixes em muitos lugares do Brasil. Cada vez mais turistas estão se aprimorando, então procure sempre pela qualidade.
Aves aquáticas
Este é o melhor sinal de todos, pois os pássaros comem peixes pequenos, portanto, onde um está, há outro próximo. Onde há muitos pássaros, certamente há bastante comida para os peixes pequenos. Como sabemos, peixes predadores também comem esse pequeno peixe. Se precisar escolher um bom local para a pesca, dê preferência a locais onde se alojem bandos de aves aquáticas.
Ilhas ou Rochas
Nesses locais é melhor procurar rochas que contenham mais organismos vivos como moluscos, ostras, cracas, etc. Em água doce, as pedras são refúgios de pequenos peixes, e é aqui que o peixe maior lhes dará caça.
Troncos e/ou Árvores Submersas
Outro importante sinal que deve ser observado, tanto em rios do litoral como em rios de água doce ou represas. Muitas são as espécies de peixes predadores que procuram esses locais para se alimentar, pois em volta de paus e árvores, parcial ou totalmente submersas, se avolumam organismos vivos, as iscas de peixes maiores, como, por exemplo, o robalo, o black-bass, os tucunarés, etc.
Margens com Capim
É um ótimo sinal para represas e rios de água doce, pois será nesses locais que os pequenos peixes se refugiam para escapar dos ataques dos predadores, além de haver também uma infinidade de outras espécies de peixes que têm no capim, sua base de alimentação. O capim também é o principal responsável pela quantidade de insetos que nele habitam, o que fornece alimento para peixes jovens e peixes pequenos.
Árvores Frutíferas
Vários tipos de peixes comem frutas. Por exemplo: árvore de goiaba perto da barragem, que quando madura, a Tilápia comerá esta fruta. Então qual é a melhor isca para usar neste tempo e lugar? A goiaba é apenas um exemplo, pois existem muitos tipos de frutas na água. Se quisermos, além da tilápia, podemos citar os peixes pacu, carpa, piracanjuba, piaba, etc., pois todos têm o mesmo hábito.
Pequenos rios
São outro importante sinal da natureza, usados tanto em água doce como no mar. O detalhe aqui é que os peixes grandes estão esperando a comida que inevitavelmente vem do pequeno rio. O melhor lugar para pescar é na encruzilhada.
Identificando Canais
Os peixes naturalmente sempre migram da parte mais profunda. A identificação destes locais é ampla e variada, no mar podemos descobri-los através da formação de ondas, já em baías costeiras e rios, através da formação de rochas ou em terra. Um exemplo pode ser dado na entrada do canal, se houver uma praia de um lado e um morro com pedras do outro, deve passar próximo ao morro. É necessário detectar as marés baixas nos rios e isso pode ser feito pela observação de plantas aquáticas na superfície da água. Para barragens, vamos descrever bem a moda ?caipira?. Bata no fundo da barragem com um bambu ou corda com um peso, ao chegar ao canal, sua profundidade aumenta repentinamente.
Barrancos de Terra Firme
Este é outro bom sinal da natureza, pois perto do fundo é onde os peixes predadores atacam outros peixes que não têm como escapar. Neste ponto, é melhor focar na categoria de peixe desejada.
Cachoeiras ou corredeiras
Quem não sabe que peixes menores precisam superar esses obstáculos rio acima para desovar? Bem, as corredeiras costumam ser onde os peixes maiores estão se alimentando e só isso já será um bom lugar para uma boa pescaria. Mas não se esqueça... há um limite de onde você pode pescar, geralmente 200 metros abaixo ou acima desses pontos. Não cometa o erro de pescar em uma área restrita, faça sua pesquisa antes de tentar uma.
Gostou desse conteúdo? Confira nosso blog completo para ver mais! Acesse o Barco Novo e confira nossos produtos para sua embarcação.