Produto adicionado com sucesso!
Produto removido!

As funções dos nós para marinheiros são variadas, indo desde a básica de prender o cabo a um objeto até à de unir dois cabos iguais ou diferentes. Como a maioria dos comandos feitos em uma embarcação é manual, é muito importante que o marinheiro tenha o mínimo conhecimento a respeito deles. Se você se interessa pelo assunto e quer saber mais sobre os nós para marinheiros, suas funções, quais são os indispensáveis e como fazer cada um deles.

Nó de cunho

Se existe um só nó que você precisa saber, e que sem dúvidas, usará em 100% das vezes que sair para navegar, é o nó de cunho, que, como o próprio nome sugere, é usado para amarrar o chicote de um cabo a um cunho. Mesmo sendo conhecido e importante, muitos navegadores iniciantes não o fazem da maneira correta, comumente apenas trançando o cabo sem dar muita atenção. Existe, no entanto, o jeito certo de se fazer o nó, o qual você pode conferir na imagem abaixo.

Nó direito

O Nó Direito é útil para amarrar a vela grande na operação de rizo ou qualquer outro objeto a um ponto fixo no barco e para emendar cabos. Para dar esse nó, siga as ilustrações da esquerda para a direita.

Nó de defensa

O nó de defensa serve para amarrar as defensas do barco. As defensas são bóias feitas para proteger o costado da embarcação de contato quando você vai atracar em um píer/trapiche ou em outras embarcações. Também conhecido como volta do fiel, o nó de defensa é feito assim:

Volta redonda com dois cortes

Este nó pode ser usado sempre que você quiser prender alguma coisa a outra. Ele é mais usado para amarrar defensas aos postes e guarda-mancebos. Apesar de não evitar que um cabo escorregue num mastro, ele se mantém preso mesmo quando submetido a movimentos. Para dar esse nó, siga as ilustrações da esquerda para a direita.

Lais de guia

O Lais de Guia, considerado o rei dos nós, é usado fazer um laço na ponta de um cabo. É usado para conectar as adriças aos topes das velas, escotas no punho da genoa, amarração em argolas e até para unir cabos. Um Lais de Guia dado corretamente é muito seguro e fácil de desatar. Para dar esse nó, siga as ilustrações da esquerda para a direita.

Nó de 8

Este nó é útil como um nó terminal, aplicado na ponta de escotas e adriças para evitar que elas escapem dos respectivos carrinhos ou fendas no mastro. Para dar esse nó, siga as ilustrações da esquerda para a direita.

Volta do fiel

Este nó é usado para amarrar um cabo a um ponto sólido, como um poste de cais ou a cana de leme. Para dar esse nó, siga as ilustrações da esquerda para a direita.

Nó de escota

Este nó é usado para emendar dois cabos. Ele deve ser usado com cabos de diâmetros parecidos. Quando for usado com cabos de diâmetros muito diferentes devemos dar um cote adicional, transformando-o em nó de escota dobrado. Para dar esse nó, siga as ilustrações da esquerda para a direita.

Gostou desse conteúdo? Confira nosso blog completo para ver mais! Acesse o Barco Novo e confira nossos produtos para sua embarcação.

Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual