Quando se compra um barco, uma lancha, muitas vezes não pensamos nas várias possibilidades do que podemos desfrutar. Além da oportunidade de navegar pelo país, conhecer lugares incríveis e paisagens sem igual, é possível ir além.
Para os amantes de adrenalina, de esportes a lancha abre um leque de diversão e entretenimento, separamos uma seleção de esportes que podem ser praticados com o seu barco.
Esqui Aquático
O Esqui aquático é um esporte recreativo desfrutado em lagos, rios, e menos frequentemente, o oceano. O esquiador é puxado atrás de um barco a motor através de uma corda de esqui, ficando em cima da água em um ou dois esquis, requer atenção e equilíbrio sob a água.
É recomendado no mínimo duas pessoas a bordo do barco, uma para pilotar e outra para manter o esquiador sempre à vista. Existem muitas lendas sobre o surgimento do esqui aquático, porém a mais ?aceita? é a que relata sobre um esquiador suíço, que após ter descido uma montanha gelada terminou seu desempenho nas águas de um lago, devido à inércia da descida. No Brasil, os primeiros esquis surgidos por volta dos anos 40/50 foram importados dos EUA, mas o esporte como é conhecido hoje começou a ser praticado a partir dos anos sessenta.
As modalidades existentes são: Truques, Rampas e Slalom, porém, a prática do Esqui Aquático pode ser também somente para o entretenimento, um passatempo dos adoradores dos esportes náuticos.
Wakeboard
Essa modalidade é mais radical que o Esqui Aquático, ou Wakeboard, é considerado um dos esportes náuticos mais praticados no mundo.
O wakeboard é um esporte aquático praticado com uma prancha tipo snowboard, menor e mais leve que as tradicionais pranchas de surf, puxado por uma lancha ou sistema de cabos, conhecidos como cable parks e guinchos, com um manete para que o esquiador agarre-se e flutue pela água.
Wakesurf
Derivado do Wakeboard, Wakesurf é um esporte onde as ondas são feitas pela lancha. Muita gente que não tem praia nem boas ondas perto de casa acabou encontrando nele a solução para matar a fissura do surfe.
O Wakesurf é um esporte relativamente novo e é importante que o barco esteja preparado para conseguir fazer uma onda boa porque o surfista precisa pegar a onda sem precisar ser puxado pelo barco. Normalmente isso acontece quando é colocado um peso extra no barco, o que permite que a onda formada atrás dele seja maior.
Pesca Esportiva
Dos esportes náuticos já citados, a pesca esportiva é menos conhecida no Brasil, mas já é praticada por muitas pessoas. A pesca esportiva é uma variação do que chamamos de pesca recreativa, a pescaria é realizada como uma atividade de lazer, sem que dela dependa a subsistência do pescador. Ou seja, é quando pescamos por diversão. O que caracteriza a pesca esportiva e a diferença de outros tipos de pesca recreativa são as suas convenções entre os pescadores.
Nessa modalidade de pescaria, o objetivo não é comer ou vender o peixe fisgado, então a ideia é que os peixes sejam sempre devolvidos à água. Portanto, existem técnicas e segredos para manter os peixes vivos após fisgados.
Além disso, a pesca esportiva é focada em competições com um determinado conjunto de regras ou objetivos. Existem competições cujo foco é a captura dos maiores peixes possíveis, há quem considere que a pesca por esporte é apenas a pesca de peixes como o Marlin e outros marinhos de grande porte. Mas, existem competições nas quais se avaliam os mais pesados e os mais raros, além de concursos para se determinar quem pega mais peixes num certo período e por aí vai.
Gostou desse conteúdo? Confira nosso blog completo para ver mais! Acesse o Barco Novo e confira nossos produtos para sua embarcação.