Produto adicionado com sucesso!
Produto removido!

Na hora de arrumar a mochila para acampar, umas das coisas mais importantes que deve ser considerada é o tipo do seu acampamento, o que pode influenciar muito no momento de escolher o que levar e também como estar preparado para o que te espera durante aquele acampamento. Cada tipo de camping tem suas características e isso influência diretamente no que levar com você para o acampar. Para acampamentos mais roots, por exemplo, você pode precisar colocar mais itens na mochila, como cordas, lonas, fogareiro.

Então antes de sabermos o que levar é bom entender as características de cada acampamento.


Pelo Local


Selvagem


É aquele que acontece em locais ou áreas naturais, sem qualquer estrutura, simplesmente em meio à natureza. Costumam ser realizados por pessoas que gostam de se afastar dos centros urbanos e curtir o contato com o meio ambiente em seu estado mais primitivo. Não tem tomada, nem banheiro, nem nada de infraestrutura. No local, só vai ter aquilo que você mesmo levar.


Estruturado


Basicamente, é quando acampamos em um camping! Você pode ficar pensando: ?mas tem diferentes tipos de campings?. Isso é fato! Tem campings que são praticamente clubes de luxo, com piscinas e mil opções de lazer, até com qualidade melhor que muitos hotéis, e tem também aqueles campings que não passam de um simples terreno com um banheiro caindo aos pedaços. Então, o que define ser um camping ou não? Basicamente, é como o proprietário do terreno considera o local, se o seu objetivo é receber ou não receber campistas. E agora você pode ter se questionado: ?e não tem legislação que formaliza e regula isso?? Bom, na teoria sim, mas, na prática, é bem diferente.


Pela estrutura


Motorhome e Trailer


Existe uma grande variedade de tipos de trailers e motorhomes (e outros veículos motorizados que se transformam em um local para dormir), principalmente fora do Brasil, mas aqui também tem várias opções. Alguns motorhomes são realmente grandes e extremamente confortáveis, ideais para pessoas que precisam de um pouco mais de estrutura, mas que mesmo assim não querem deixar de viajar e estar em contato com o meio natural.

Uma característica é que, apesar de dar bastante autonomia para os campistas se deslocarem para diferentes lugares, ele fica limitado a ir apenas até onde chegam as estradas. Na verdade, acampar com trailer ou motorhome é um segmento específico no Campismo que pode ser chamado Caravanismo, embora esse termo não seja muito utilizado.


Barraca


É a forma de acampar mais difundida aqui no Brasil. Existem também barracas de todos os tipos, tamanhos, pesos e qualidades. Há barracas com grandes estruturas e divisões de quartos, ideais para famílias inteiras, e há aquelas pequenas o suficiente para abrigar apenas uma pessoa deitada e nada mais. Acampar com barraca é uma opção muito versátil: há quem passe um mês acampando com barraca em um camping estruturado em uma praia badalada, e há também quem a use para fazer travessias de dias e dias em lugares isolados e longe da civilização. Com conhecimentos técnicos e uma barraca leve, você ganha a liberdade de chegar em praticamente qualquer lugar que seus pés possam te levar.


Bivaque


É quando se acampa sem usar barracas. Pode-se dormir direto sobre as estrelas, usar algum abrigo natural, alguma lona ou, ainda, utilizar redes. Bivaques costumam ser realizados em situações em que a pessoa não pode carregar excesso de equipamentos. Mas para realizar esse tipo de acampamento, é importante que a pessoa tenha conhecimento sobre o clima e o local onde pretende pernoitar, para não passar a noite ao relento, debaixo de chuva.

Muitas vezes existem divergências de opiniões sobre campismo. Algumas pessoas que acampam com barraca não gostam de estar em meio a trailers. O pessoal dos motorhomes também tem sua própria tribo e quem acampa só de forma selvagem, acha que acampar em campings estruturados não é de fato acampar. Essas divergências são naturais: cada um busca acampar da forma que sinta mais prazer, seja no local que for, com a estrutura que for.

Gostou desse conteúdo? Confira nosso blog completo para ver mais! Acesse o Barco Novo e confira nossos produtos para sua embarcação.

Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual