{boas_vindas}
Atendimento via WhatsApp: (41) 9 9843-0602
MENU

É possivel que você já tenha visto aquelas pranchas de surf que parecem estar flutuando no ar acima da água, essa modalidade de esporte se chama foil surfing. Na prática o surfista usa uma prancha com um tipo de quilha, maior que a utilizada nas pranchas e com uma especie de asa. A tecnologia é chamada de hidrofólio e já vem sendo usada em equipamentos marítimos a mais de 100 anos, sendo adaptada para a prática de Foil Surfing.

O pioneiro no esporte foi o havaiano Laird Hamilton, com a ajuda de um jet ski para impulsionar a prancha de foil ele flutuou por ondas gigantes. Com a popularização do equipamento foi se desenvolvendo a técnica do foil surfing. Foi Kai Lenny que viralizou um video na internet onde ele, com a técnica certa o foil boarding foi capaz de deslizar pelo mar por quilômetros, usando a ondulação do mar e a ajuda do vendo. E foi ele quem aperfeiçoou e testou diversas pranchas e condições de ondas e aos poucos o SUP Foil e Surf Foil foram se popularizando.

Como funciona o Foil Surf?

O foil surf usa o empuxo criado pelas assas na quilha, que são pequenas e hidrodinâmicas, fazendo com que a prancha se eleve acima da mar. As asas favorecem para que a prancha deslize com uma alta velocidade, mesmo sobre ondas pequenas e até mesmo só com a ondulação do mar.

Com a ajuda de um barco ou jet ski a modalidade também pode ser praticada em rios e lagoas. O esporte exige bastante equilíbrio e prática, pode demorar um pouco para flutuar sobre as ondulações pela primeira vez.

O que saber para começar a praticar o esporte?

É sempre importante lembrar da segurança, pesquise sobre o esporte, veja vídeos de praticantes e se familiarize antes de começar. Procure lugares longe de outros surfistas e banhistas, o equipamento de foil surfing pode causar risco para outras pessoas e até mesmo para quem está praticando, então é importante sempre praticas com segurança e cuidado.

Para os iniciantes talvez seja mais fácil começar atrás de um jet ski ou barco para facilitar o primeiro impulso, ficando mais seguro para entender como funciona os movimentos da prancha. Ao ficar em pé na prancha, mantenha o peso no pé da frente. Já o pé de trás, deve estar em cima do mastro. Tente manter o bico da prancha reto ou inclinado para baixo, lembrando que o importante é manter a quilha dentro da água para evitar que a prancha incline e cause quedas. Procure ondas pequenas, essa é a grande vantagem do surf foil, dá para se divertir mesmo quando o mar não estiver cheio de ondas. Ondas grandes dificultam o controle sobre o foil e quanto maior a velocidade mais difícil de manter ele na água, podendo causas acidentes. Depois que você já estiver mais habituado a deslizar sobre as ondas já pode fazer pequenos pumps até sentir que consegue gerar velocidade, (normalmente isso será necessário nos pontos de transição entre uma sessão e outra).

O preço das pranchas de foil variam de R$ 3 a 10 mil reais e podem ser encontradas na maioria das lojas de artigos para surf e esportes aquáticos.

Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual