Produto adicionado com sucesso!
Produto removido!

Os cuidados devem começar antes mesmo de embarcar, é importante verificar as condições da embarcação, conferir se tem equipamentos como coletes e botes salva-vidas para todos os passageiros. Quanto a navegações em mar aberto os navios precisam de botes infláveis com kits de sobrevivência, estojo de primeiros socorros, equipamento de sinalização e claro, um manual de sobrevivência em caso de naufrágio.

Para maior prevenção, faça seu próprio kit de sobrevivência, que deve conter um apito de longo alcance, anzol, linha de nylon, canivete, algo para fazer fogo (recomenda-se uma pederneira), kit de primeiro socorros, algum recipiente para armazenar e transportar água e um saco plástico transparente.

Sempre avise a familiares que está indo navegar, informando seu horário de retorno, local e rota de navegação, assim caso ocorra algum imprevisto eles saberão a hora e por onde te procurar.

É essencial durante um naufrágio, evitar o pânico, saiba que os membros da tripulação receberam um treinamento específico para esse tipo de situação e dessa forma são os mais preparados para traçar as melhores estratégias de fuga.

Os tripulantes são os responsáveis por indicar os botes salva-vidas para os passageiros, bem como indicar o momento de sair da embarcação. O comandante é o responsável por coordenar a operação de abandono do navio. Se o navio começou a afundar e você não conseguiu um lugar nos botes, deve se preparar para nadar bem rápido para evitar ser puxado junto com o navio para o fundo do oceano.

Depois que o navio estiver afundado, os passageiros que se refugiaram nadando devem tentar retornar ao local ou ficar o mais próximo possível, pois é nessa área que o resgate começará a fazer as buscas por sobreviventes, aumentando as chances de resgate. Procure se juntar com outros naufragados, pois um grupo de pessoas é mais facilmente visto pelas equipes de busca do que uma pessoa sozinha.

É possível sobreviver alguns dias sem comida, mas não sem líquido. Por isso, além de uma reserva de água para seis dias, os botes possuem captadores para coletar orvalho noturno ou chuva. Entretanto, evite beber água nas primeiras 24 horas, pois nesse período o líquido costuma provocar enjoos.

Os especialistas recomendam que os naufragados apenas se afastem do local do naufrágio se tiverem certeza de que estão próximos à terra firme. Existem alguns sinais que podem te dar essa certeza, como, por exemplo, uma nuvem parada no céu limpo, assim como a água do mar em um tom mais claro ou também aves marítimas que caçam durante o dia no mar e a noite procuram abrigo num lugar seco para descansar.

Uma das principais dificuldades de naufragados em uma situação dessas é manter a temperatura do corpo constante para evitar hipotermia no frio, é necessário manter as roupas secas e os pés aquecidos. Já durante o sol é necessário manter a cabeça coberta para evitar uma possível insolação, se o sol estiver forte cubra o máximo do corpo que puder para evitar queimaduras além de proteger os seus olhos com pedaços de pano para que o reflexo do sol no mar não cause dores em seus olhos.

Nos botes também é possível encontrar kits de sinalizadores que podem indicar o local em que houve o acidente. No período do dia use espelhos direcionando o reflexo do sol para que um navio ou um avião próximos possa ver. Ainda é possível usar um corante de marcação, uma categoria de pó colorido que é dissolvido na água e que se mantém visível por um período de até três horas, já durante a noite dê preferência para os foguetes luminosos assim como os apitos e as lanternas.

Gostou desse conteúdo? Confira nosso blog completo para ver mais! Acesse o Barco Novo e confira nossos produtos para sua embarcação.

Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual