Produto adicionado com sucesso!
Produto removido!

Em nosso país, é normal mudanças de tempo repentinas, e quando se está em alto mar é importante saber como agir em situações em que o tempo vira e, um dia claro, acaba se transformando em um temporal.

Em primeiro lugar é importante sempre manter a manutenção do barco em dia, verifique e teste o estado de todos os instrumentos e objetos a bordo, conferindo os instrumentos de navegação, principalmente a bússola, o termômetro e o barômetro.

É importante lembrar também dos itens básicos, como GPS e rádio ligado nas frequências internacionais de socorro e funcione mesmo molhado. E dos itens de segurança que não podem faltar, como coletes salva-vidas, boias circulares e caixa completa de primeiros socorros são obrigatórios.

Algumas dicas são importantes quando se acaba no meio de uma situação dessas, especialistas dizem que em 90% dos casos, navegar a favor das ondas e dos ventos é a melhor opção. A não ser em casos e que o mar ficar extremamente agitado, nesse caso pode acabar sendo pior navegar a favor das ondas, já que receber as ondas pela popa pode fazer com que o barco fique incontrolável. Neste caso, deve-se navegar contra as ondas, tomando cuidado para o barco não embicar, tentando deixar o barco sempre em um ângulo de 30 a 45 graus em relação a elas.

Sempre deixe o motor do barco ligado para ajudar a controlá-lo caso seja necessário, mesmo se o barco estiver ancorado, o motor poderá ser útil para compensar a intensidade do vento e das ondas na âncora.

Mantenha tudo amarrado! Qualquer objeto que possa ser movido, tanto no convés quanto no porão, deve ser protegido. Idealmente você deve remover qualquer coisa que possa causar danos ao ser lançada pelo vento e pelas ondas, mas se não for possível, verifique se isso pode acontecer se o tempo piorar. A fixação do material ajudará você a salvá-lo e evitará risco para os seus passageiros.

Quando se tem baixa visibilidade a navegação poderá ter de ser feita somente pelo GPS e bússola. Então defina a sua posição, pois, em más condições de tempo é fundamental uma carta náutica da região, ou, ao menos, conhecê-la muito bem.

Alguns barcos possuem para-raios, o que diminui bastante a possibilidade de algum acidente. Porém, durante a tempestade, evite tocar em metais.

Envie um pedido de socorro. Se você perceber que as coisas não estão boas para o seu lado, ligue o transmissor de rádio e envie um pedido de socorro. Usar o seu foguete sinalizador durante uma tempestade não é uma boa ideia, pois ele não será visto. Portanto, o rádio é sua melhor alternativa. Quando alguém captar seu sinal, diga suas coordenadas e fique parado. Se você sair do local, não será uma tarefa fácil descobrir a sua localização.

Outra coisa muito importante é nunca sair do barco, em meio a uma tempestade é a opção mais segura, se saia do barco em casos em que ele esteja afundando. Na pior das hipóteses, se você tiver que abandonar o barco, mantenha-se junto às demais pessoas que estiverem na embarcação.

Se o seu barco virou e você teve que pular na água para salvar sua vida, primeiro verifique se todo mundo fez o mesmo e faça a contagem das pessoas. Não é preciso dizer que todas deveriam estar vestindo o colete salva-vidas desde o início da viagem. Se alguém não tiver sido cuidadoso o suficiente, ajude-o a encontrar um objeto flutuante e deixe-o agarrar-se a ele.

Se o barco ainda estiver flutuando, o melhor caminho é nadar de volta e subir nele. Ficar na água pode causar hipotermia ou perda de calor do corpo, o que é muito perigoso. Se o barco afundou, flutue na água e não se movimente. Ao se mexer, você gasta muito da sua energia necessária mais rapidamente. Então economize seu fôlego, literalmente e espere pelo socorro.

Barcos Pequenos

Quando se trata de barcos pequenos e uma tempestade se aproxima é importante sair de alto mar ou se encaminhar para a costa o mais rápido possível, tente encontrar a terra firme mais próxima e navegue para lá. É melhor que haja um porto perto, para que você possa chegar o mais seguro possível, mas se não houver, qualquer faixa de terra plana de costa servirá.

Se, no entanto, você já estiver na tempestade, pode ser mais seguro ficar ao ar livre, do que arriscar bater o seu barco em razão dos ventos fortes, e se isso acontecer, fique em um só lugar. Quanto mais devagar você for na tempestade, mais fácil será lidar com ela. Mas a velocidade depende muito do peso do seu barco, da severidade do vento e das ondas, e de como você estiver bem-preparado.

Barcos Grandes

Um barco de porte grande deve fazer exatamente o contrário e ficar bem longe da costa. Ocorre que o mau tempo diminui a visibilidade, dificulta o comando das embarcações maiores, e mesmo para navegadores experientes, há o perigo de acidentes nas pedras.

A tripulação não deve se dirigir ao convés durante uma tempestade, a menos que realmente necessário. Pode parecer óbvio, mas ainda vale a pena mencionar que suas melhores chances estão em evitar o pior. Diga a todos a bordo para se esconderem na cabine ou nos porões, se houver. Por mais que você seja bom em controlar o seu barco, sempre há uma chance de uma onda atingi-lo com força suficiente para jogar longe qualquer um que esteja no convés.

Barcos a Vela

Esse tipo de embarcação e embarcação com mastros, merecem uma atenção especial quando o assunto é tempestade em alto mar, justamente porque o mastro pode se tornar um condutor da descarga elétrica. Se um raio atinge o mastro, ele pode causar aberturas no barco, podendo afundar a embarcação ou ainda provocar um incêndio.

Em um veleiro, um mastro quebrado pode furar o casco e provocar o naufrágio. Por isso, é necessário ter a bordo pelo menos um alicate especial de corte, com capacidade para partir o maior cabo do barco, caso o mastro quebre. Também não esqueça de levar um conjunto de velas de tempestade (storm jib e trysail), âncora flutuante, leme sobressalente e um refletor de radar.

Gostou desse conteúdo? Confira nosso blog completo para ver mais! Acesse o Barco Novo e confira nossos produtos para sua embarcação.

Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual