Produto adicionado com sucesso!
Produto removido!

Com a chegada do verão chega o momento em que mais se pode utilizar os barcos e lanchas. Faça uma avaliação da parte mecânica e elétrica. Assim como ocorre com os automóveis que necessitam de revisão periódica, em especial, no verão, quando são utilizados para as viagens e passeios constantes, com as lanchas não é diferente.

Preparar o barco para o verão significa realizar uma avaliação da parte mecânica e elétrica da embarcação. Rolamentos, sistema de refrigeração do motor, motor de arranque, níveis do filtro de óleo e combustível e saúde da bateria são alguns dos itens que precisam ser revisados antes de navegar com a lancha. Além disso, é importante manter as revisões periódicas do motor em dia de acordo com o seu manual.

Verifique o óleo

Níveis baixos de óleo ou nenhum óleo, significam problemas mais cedo ou mais tarde. Encha-o sempre que parecer baixo para manter o motor funcionando mais forte por mais tempo. É importante lembrar que Pelo menos uma vez a cada 50-100 horas de operação, você precisa fazer a troca completa do óleo.

Sempre consulte o seu manual para saber que tipo de óleo usar e com que frequência deve trocá-lo.

Com a carenagem do motor já desligada, nunca é demais

Verificar se há vazamentos de combustível ou óleo. Se algo parecer suspeito, entre em contato com a oficina local de conserto de barcos ou ligue para o fabricante do motor para obter recomendações. Lubrifique todas as partes móveis com um anticorrosivo. Inspecione todas as linhas e mangueiras quanto a desgaste. Verifique se há corrosão nas braçadeiras e nas linhas de combustível.

Além disso, o motor de popa deve estar bem preso à base. O uso constante durante a temporada pode afrouxar o hardware e desalinhar o motor de popa. Verifique se todos os parafusos estão seguros e aperte conforme necessário.

Lave o motor após a saída

Quer você navegue em água salgada ou doce, lavar o motor com água doce deve ser feito após cada saída, esta talvez seja a parte mais importante de seu barco, não ignore.

Lavar o motor significa evitar que os cristais e depósitos de sal danifiquem os componentes internos (em aplicações de água salgada) e se livrem de sujeira, areia ou outra sujeira (depois de funcionar em água doce).

A maioria dos motores de popa modernos possui sistemas de descarga de água doce integrados e o processo é muito simples. Apenas certifique-se de consultar seu manual de operação para o procedimento adequado.

Se você não tem um sistema de descarga em seu motor de popa, é hora de usar a velha escola com lavadores a motor. Geralmente são chamados de orelhão. Para usar, conecte o sistema a uma mangueira de jardim, cubra as entradas de água com os protetores de ouvido e abra a torneira. Certifique-se de que haja água corrente suficiente para o motor de popa funcionar antes de virá-lo. Deixe funcionar por pelo menos cinco minutos para garantir enxágue suficiente.

Realize a limpeza da embarcação: costado, convés e casa de máquinas

Aqui é preciso que você coloque a mão na massa e use produtos que possam de fato tirar a maresia, o amarelado, e proteger a embarcação. Entre os fatores fundamentais para preparar o barco para o verão está a sua limpeza. É essa característica que ajuda sua lancha a estar sempre conservada, com uma vida útil maior e a estética impecável.

Tanto velejadores, como marinheiros e capitães possuem experiência e sabem melhor do que ninguém da importância de manter o barco limpo para que possa ter uma boa navegada e passeio.

Depois de uma temporada com a embarcação parada - como é comum acontecer durante o inverno faça a higienização completa, limpando os vidros, o casco e finalize passando sobre o local cera náutica, silicone ou massa polidora, todos os produtos próprios para lancha.

Pintura Antiincrustante

Agende, contrate e pinte o fundo do barco senão as cracas devoram. Seja em água salgado, doce, salobra, mar aberto ou fechado, os organismos vivos da água precisam de uma superfície para a proliferação.

Geralmente a primeira coisa que aparece no casco do seu barco perto da linha d'água é o limo. Depois do limo, pequenos crustáceos, as famosas cracas começam a fixar e proliferar ali.

Barcos que ficam em vagas molhadas no píer devem fazer esse tipo de pintura. A tinta antiincrustante ou envenenada que tanto chamam, nada mais é do que uma tinta especial, rica em componentes químicos que irão eliminar as cracas. Essas tintas são solúveis e de auto sacrifício. Com o atrito com a água e a própria navegação, elas vão liberando os biocidas e literalmente se desgastando para que os organismos como as cracas não grudem no seu casco.

Inspecione a vedação externa do barco

Gaiutas, vigias, vedações em geral podem apresentar problemas com o tempo. A água é ingrata. Ela passa por qualquer veio, fresta, buraquinho do barco. Se você não cola e veda muito bem as suas gaiutas, vigiais e áreas externas, pode esperar: uma gota de água chegará dentro do seu barco! Para cada tipo de colagem/vedação, existe um adesivo poliuretano monocomponente, especial e que irá garantir uma boa aderência de substratos.

Revise os cabos de velame ou de atracação

Cabos de atracação são importantes para todos os tipos de barco. São eles que irão garantir a segurança da atracação e precisam ser resistentes. Geralmente de nylon seda ou polipropileno, são cabos de 3 pernas torcidas e o que mais tem procura é na cor preta. Aqui na Catarina temos 4 tamanhos: de 14mm, 18mm, 22mm e 30mm.

Já os cabos para veleiros, são sempre cabos com almo, pré-estirados e 100% poliéster. Eles precisam segurar o peso das velas de todo o barco e possuir grande resistência ao peso. Saem de todos os tamanhos e cores: de 4mm à 16mm, para várias partes da vela.

Crie sua própria lista de manutenção do barco

Uma lista de manutenção de rotina do barco pode ser infinita. No entanto, acho importante fazer uma inspeção simples quando você embarcar pela primeira vez, verificando se tudo está funcionando bem.

Todas as luzes de estão funcionando se não, substitua-as. Todos os trilhos estão seguros se não estiverem, conserte-os. Verifique se correntes, cabos e âncoras se estão em bom estado e se as boias e coletes de saltavagem estão em dia e à mão para qualquer emergência.

Agora alguns cuidados para deixar o casco como novo

Limpeza completa no barco

A primeira dica de manutenção do casco da lancha, é realizar uma limpeza completa na embarcação, principalmente se ela permanece guardada em vaga aberta. A limpeza deve ser feita com água doce, sabão neutro ou detergente biodegradável, pois ela ajuda a retirar todo tipo de sujeira acumulada no casco do barco, até mesmo os efeitos da maresia.

Evite deixar sua lancha muito tempo na água

Essa é umas das dicas mais importantes para deixar sua lancha com cara de nova para o verão. Evite que a embarcação permaneça muito tempo na água e, caso ela fique, retire as intempéries o mais rápido possível, já que elas podem prejudicar o desempenho do barco.

Realize o polimento anualmente

O barco, diferente dos carros e outros veículos, é um veículo de contato, já que sempre é possível ocorrer de encostar em trapiches e outras embarcações, causando danos ao casco. Por isso, o indicado é realizar (uma vez ao ano) um polimento nessa parte do barco, ele ajuda a trazer o brilho de volta. Além disso, o ideal é buscar sempre um profissional qualificado para isso, caso você não tenha experiência.

Faça a aplicação da cera no casco

Mais uma dica para deixar a lancha com cara de nova para o verão, é realizar a aplicação de uma cera após finalizar a limpeza (em toda superfície lisa da embarcação). É fundamental contar com um produto de qualidade, como, por exemplo: as ceras náuticas.

Não utilize as automotivas, como não são específicas para barcos, elas podem causar manchas no casco. As ceras náuticas são mais resistentes e apresentam características próprias para águas salgadas.

Lustre o casco

Por fim, depois de realizar todas as demais etapas, é momento de lustrar o casco da embarcação com uma flanela ou acessório liso, que não cause arranhões na lancha. Passe ele por toda superfície em que foi feita a limpeza. Essa etapa é o ponto chave para uma boa manutenção do casco da lancha e dar aquele brilho especial ao seu barco.

Gostou desse conteúdo? Confira nosso blog completo para ver mais! Acesse o Barco Novo e confira nossos produtos para sua embarcação.

Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual