Produto adicionado com sucesso!
Produto removido!

No início dos tempos da navegação, os cabos usados eram feitos de fibras como sisal, linho, algodão, piaçava ou juta, ou seja, fibras naturais. Com a evolução da navegação os materiais também foram mudando, hoje, os cabos são feitos de fibras sintéticas de última geração. Náilon, poliéster, aramida (kevlar), spectra, polietileno ou polipropileno, eles são mais resistentes e duráveis, deixando o trabalho a bordo muito mais fácil.

Os cabos podem ser trançados ou torcidos, tendo um uso específico para cada um dependendo de suas características, uns sendo mais maleáveis, outros mais resistentes, alguns esticando mais e outros não cedendo à tração. Ao se escolher um cabo deve-se considerar todas essas características. Também é importante estar sempre atento ao diâmetro.

Cabos de atrito sempre devem ser protegidos com mangueira para evitar contato com combustíveis, graxas ou solventes químicos. Aqui estão os cabos mais usados e o seus possíveis usos:


Náilon


Esse material é muito resistente ao desgaste, à luz solar e à água salgada. Tem alta elasticidade e é mais pesado que a água. É usado para ancoragem, pode ser usado para amarra (linha de ancoragem), espias e cabo de reserva para reboque.


Poliéster


Tão forte quanto o náilon, mas mais durável. Ele cede quando é tracionado e também é mais pesado que a água. Aplicação: escotas e adriças de veleiros de cruzeiro. Não é para uso em barcos a motor.


Polipropileno


Não é tão resistente ao sol, pode desfiar com facilidade e é escorregadio o que não dá muita segurança para fazer nós. É mais leve que a água, porém tem um baixo custo. Também é usado como cabo de boia e de reboque de esqui.


Aramida ou Kevlar


Derivado do náilon, só que bem mais forte e resistente, não cede quando é tencionado, além de ser mais pesado que a água. Ele acaba sendo mais caro que os outros, usado para escotas e adriças de veleiros de competição.


Spectra


Bem mais resistente à tração do que o kevlar e não cede à tensão, esse cabo é mais leve do que a água com o preço mais elevado de todos, pode ser usado para escotas e adriças de veleiros de competição. Por ser mais leve ele é superior ao kevlar.

Gostou desse conteúdo? Confira nosso blog completo para ver mais! Acesse o Barco Novo e confira nossos produtos para sua embarcação.

Tecnologia iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtualPlataforma de E-commerce