O Refletor de radar é um item imprescindível para o seu barco, quando você é pego em uma situação de chuva ou neblina, ou mesmo a noite, ele é de grande importância para a segurança do seu barco.
O refletor vai fazer com que as outras embarcações possam reconhecer a sua oferecendo visibilidade. Eles são dispositivos passivos que amplificam a identificação de uma embarcação na tela do radar de outra, ele proporciona um forte eco de retorno, facilitando a detecção do seu barco em radares de outras embarcações, navios e aeronaves de busca, diminuindo o risco de colisões e facilitando buscas e salvamento.
Um radar pode estar fora do alcance do bolso do proprietário de uma pequena embarcação de recreio, mas um refletor de radar, não. Ele não utiliza alimentação elétrica, e não necessita de radar na sua embarcação para funcionamento. É feito de alumínio, com ponteiras plásticas, alta resistência, e utilizado em embarcações. O tipo mais comum é constituído por 3 superfícies metálicas planas dispostas ortogonalmente, fixado ao estai de popa de um veleiro.
O radar emite uma onda de rádio que, refletida por uma superfície, permite identificar a posição em que ela se encontra. Em vez de ondas sonoras, o radar utiliza ondas eletromagnéticas (ondas de rádio). Pode-se associar o funcionamento do radar também ao reflexo de um raio de luz em um espelho. São analogias bem simplistas.
A efetividade da identificação é proporcional à reflexão oferecida pela superfície varrida, e não à área da superfície. Um obstáculo pequeno pode aparecer melhor na tela do que um grande, dependendo do quanto reflete. Quando há pouca reflexão, a indicação na tela do radar poderá ser nula ou confundida com interferências, ou só aparecer quando o alvo encontra-se muito próximo.
É importante montar o refletor no alto do mastro para ficar bem acima do nível da água, com alturas de pelo menos 15 metros acima do nível do mar, sendo fortemente recomendado para garantir que um refletor de radar seja claramente visível.
As regras do mar ditam que as embarcações menores precisam ceder às embarcações maiores, porque os barcos pequenos são mais fáceis de manobrar. No entanto, também é importante que os capitães de barcos de todos os tamanhos tomem cuidado para evitar bater em outras embarcações, o que pode incluir buzinas para alertar os pequenos barcos sobre um grande navio que se aproxima, mudando ligeiramente o curso para evitar bater em outro barco e estar especialmente alerta para barcos deficientes que não podem ceder.
Navios grandes usam radar para detectar o tráfego de navios que passam e se aproximam, e barcos que são invisíveis ao radar podem não ser detectados, o que significa que pode ocorrer uma colisão e, em um navio enorme, as pessoas podem nem estar cientes que uma colisão aconteceu.
Gostou desse conteúdo? Confira nosso blog completo para ver mais! Acesse o Barco Novo e confira nossos produtos para sua embarcação.