Produto adicionado com sucesso!
Produto removido!

Passeios de barco podem proporcionar momentos muito divertidos para você e sua família, para quem não tem costume ou ainda não teve a oportunidade, é o momento de conhecer e se encantar com as maravilhas do mundo náutico. Já para quem navega regularmente, é mais um dia vivido fazendo o que ama.

É a mistura de belas paisagens com a adrenalina de pilotar uma embarcação. São momentos de diversão, lazer e descanso com sua família e amigos. E, para garantir que o passeio seja feito com tranquilidade, é preciso se assegurar de que os tão úteis acessórios para lanchas estejam na embarcação.

Para quem não sabe, existem acessórios que são obrigatórios para que o barco possa navegar com segurança. Com eles, você está prevenindo que qualquer acidente com você ou quem estiver na embarcação aconteça.

Colete Salva Vidas

O colete salva-vidas é um item obrigatório em qualquer embarcação, pois é ele que garante a segurança de todos, caso aconteça algum problema na embarcação. Por isso, é preciso pensar nesse item como algo indispensável, indo muito além dos acessórios para lancha.

Na hora de escolher o colete é importante pensar em todas as situações, como: peso suportado, o modelo e até mesmo o selo de certificação. Também é importante analisar a classe do colete, sendo que há 5 classes diferentes.

Para quem pretende navegar em alto mar o colete deve ser Classe I. Já para navegação próximo a costa e em atividades de lazer como canoagem, o colete pode ter Classe II e Classe III. Recomendamos adquirir o Classe I, pois com ele você poderá realizar todas as demais atividades, exceto esportes radicais onde é necessário utilizar o colete Classe V.

Kit de primeiros socorros

Queimaduras, hematomas e cortes são imprevistos que podem ocorrer com qualquer pessoa que esteja na embarcação, não é verdade? Por isso é preciso ter uns equipamentos básicos de primeiros socorros para fazer o atendimento em casos assim, como:

- Remédio para enjoo.
- Antialérgico para picadas de mosquitos.
- Pomada para queimaduras.
- Ataduras e esparadrapo para curativos.
- Gelo para diminuir inchaços e dores.
- Aspirina para aliviar dores.

GPS

Esse é um item muito importante para a navegação. Se você tem uma lancha com aqueles painéis modernos que incluem todo tipo de acessório, saiba que vale a pena ter um GPS adicional para garantir a segurança da sua navegação

Isso porque pode ocorrer inúmeros imprevistos como algum problema técnico no painel. Nesse caso, com um GPS adicional no painel de navegação, você poderá retornar até a marina para consertar esse problema. O mais interessante é incluir o GPS no painel de navegação do barco. Aqui na Marina Imperial já falamos sobre como esse painel deve ser organizado para melhorar a sua navegação.

Rádio VHF

Dificilmente você verá uma embarcação sem rádio VHF, mas esse é um item indispensável para seu barco. O mais interessante é que você tenha esse rádio próximo ao painel do barco, pois facilitará sua comunicação caso seja necessário informar localização e outros dados da sua lancha.

Caso você queira trocar ou personalizar seu rádio, lembre-se de escolher uma antena com um bom alcance e escolher materiais de qualidade. Também verifique a certificação para saber que está comprando um produto de confiança.

Bússola

A bússola está entre os acessórios para barcos e lanchas mais importantes. Aliás, é visto por muitos como uma das peças para barcos e lanchas de maior importância. Afinal, ela dá orientações necessárias para a navegação.

Mesmo que você tenha um painel moderno e que já tenha a bússola, é interessante ter esse item fixado em seu painel de navegação, pelo mesmo motivo do GPS.

Bote salva-vidas

Item obrigatório para quem tem veleiro ou lancha, o bote salva-vidas está entre os acessórios náuticos para barcos essenciais. Ele tem como objetivo abrigar os tripulantes até que a equipe de salvatagem chegue, caso ocorra uma situação de emergência.

Na hora de escolher, dê atenção para o certificado do produto e também para o material utilizado no bote.

Extintor de incêndio

O extintor de incêndio é item indispensável em qualquer embarcação. Sabe por quê? Entre todos os acidentes mais graves com barcos, o incêndio é um dos principais. Mas, não perca a calma! Eles não ocorrem com frequência; mas é sempre bom prevenir.

Afinal, as embarcações são compostas de redes elétricas e líquidos inflamáveis, que se não forem corretamente realizadas manutenções periódicas, podem causar alguma pane ou incêndio. Portanto, o extintor de incêndio é um dos acessórios para lanchas que não podem faltar. Caso aconteça algum imprevisto, ele pode ser usado para apagar focos do incêndio rapidamente.

Cabos de reboque

Imprevistos podem acontecer, mesmo em uma navegação segura e prudente. Por isso, tenha sempre em sua embarcação os cabos de reboque para que seu barco ou lancha possa ser rebocado por outra embarcação, caso seja necessário.

Ao adquirir esse item também é importante verificar se o produto possui certificação do Inmetro e se o cabo é recomendado para a sua embarcação. Lembrando que cada embarcação precisa de um cabo de reboque específico.

Boia circular

Com certeza você já deve ter visto este item em alguma embarcação. Ele é mais um exemplo essencial de acessório para lanchas, já que ajuda no socorro das pessoas que caem ao mar.

Vale ressaltar que: a boia circular deve conter o número de inscrição de homologação do produto, pois ele garante que a peça é de qualidade. Se a boia não apresentar o número, é possível que você receba uma multa em caso de fiscalização.

Caixa de ferramentas

Mesmo que você não entenda muito de mecânica de barco, é importante ter uma caixa de ferramentas dentro da embarcação para poder lidar com determinados imprevistos.

A caixa de ferramentas deve ter itens básicos como alicate, martelo, chaves, colas, fitas isolantes e de vedação, medidores, tesoura, pregos, parafusos, lanterna, entre outros itens.

Sinalizadores de emergência

São usados para momentos de socorro, no caso de algum imprevisto com a embarcação. Os sinalizadores de emergência são indicados para salvamento de longa e curta distância.

Binóculo

Esse está entre os acessórios para barcos que faz muita falta quando é necessário ver grandes distâncias. Embora seja algo opcional, o binóculo ou luneta facilita muito se houver a necessidade de ver coisas que estão muito longe.

Lanterna

A lanterna dificilmente será esquecida entre os acessórios da sua embarcação, isso porque ela tem uma grande importância em situações onde não há boa visibilidade. Existem muitos tipos de lanterna, com diferentes alcances de luz, durabilidade e até resistência a água.

Algumas são específicas para mergulho, outras são recarregáveis, entre outras variações. O ideal é pensar em suas necessidades e adquirir um produto durável, de grande qualidade e que cumpra seu papel principal, que é auxiliar na visibilidade.

Além dos Itens que são essenciais para o barco também tem alguns itens que são importantes para o passeio, ainda mais que em qualquer outro tipo de passeio, uma boa preparação deve ser feita. Dependendo do destino e do tamanho da viagem, é possível que o dia inteiro seja passado no barco, e você provavelmente não gostaria de lembrar de algo que deveria ter levado apenas depois de estar em alto mar.

Enquanto alguns acessórios de segurança como bóias e coletes salva-vidas devem, por obrigação, estar contidos em qualquer barco, outros itens de precaução mais pessoais são de responsabilidade de cada passageiro. Portanto, se você está prestes a embarcar em um passeio de barco e ainda não sabe muito bem o que levar, vamos dar algumas dicas

Comida

Os passeis de barco podem durar muitas horas ou até mesmo o dia todo, sendo assim é importante se preparar para refeições. Normalmente apenas embarcações maiores contam com fogão e microondas, então o ideal a se levar são alimentos que não precisem de preparo, como industrializados, salgadinhos e frutas.

Para evitar um mal-estar desnecessário, evite comidas que sejam muito pesadas. Outra recomendação válida aqui é nunca embarcar de estômago vazio, especialmente se você tiver problemas com enjoo.

Em resumo, as comidas mais comuns de se levar a bordo em passeios diurnos são:

- Salgadinhos (Doritos, Ruffles, Pringles).
- Barras de proteínas.
- Frutas (maçãs, bananas, uvas).
- Sanduíches preparados em casa.

Bebida

Tudo que vale para as comidas vale para as bebidas. Apenas com uma pequena e crucial diferença: a quantidade. Passeios em dias ensolarados podem dar muita sede e exigem hidratação. Sendo assim, leve bastante água; é melhor sobrar do que faltar

Além da necessidade de água para hidratar, um passeio de barco propicia momentos de integração que podem ser complementados com outras bebidas. Sucos, refrigerantes e drinks alcoólicos são algumas das mais comuns. Um ponto de atenção é sempre evitar garrafas e recipientes de vidro na embarcação, seja pela dificuldade em jogar no lixo após esvaziar, como pelo risco de quebrar a bordo e causar incômodos. E nunca se esqueça de levar gelo, tanto para as bebidas quanto para colocar na geleira da embarcação!

As bebidas não-alcoólicas mais comuns de se levar a bordo em passeios diurnos são:

- Água (leve sempre muita, muita água).
- Refrigerantes (em especial Coca-cola, que ajuda no enjoo a bordo).
- Sucos integrais (evitando sempre garrafas de vidro).

Roupas e acessórios

Passeios de barco, por serem normalmente feitos no mar, exigem roupas adequadas. Não é recomendado, por exemplo, vestir calças ou outras peças jeans, pois elas absorvem muita água e ficam extremamente pesadas.

Bermudas, shorts e camisetas leves e folgadas são a pedida perfeita, além de roupas de banho e conjuntos de roupas reservas no caso de se molhar. E, é claro, os acessórios. Para quem quer se proteger do sol, chapéus e óculos escuros são indispensáveis. Caso o passeio for até à noite, um casaco leve também é uma ótima opção.

Lembre-se sempre de levar:

- Roupas para entrar na água.
- Roupas para colocar após se secar.
- Óculos de sol.
- Boné ou viseira.
- Uma blusa leve impermeável (windbreaker/corta-vento) para o final de tarde.
- Toalha.

Higiene e cuidados

Nunca deixe de levar sempre protetor solar, lenços de papel para higiene pessoal e toalha para se secar. Evite levar bronzeador em uma embarcação. Ele tende a amarelar o gelcoat branco com o tempo. No entanto, abuse do protetor solar.

Gostou desse conteúdo? Confira nosso blog completo para ver mais! Acesse o Barco Novo e confira nossos produtos para sua embarcação.

Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual