Já se foi o tempo que o homem era dependente do vento, do sol e de outras condições climáticas para navegar. A tecnologia dos dias de hoje oferece barcos motorizados de alto desempenho, mas que se movimentam por meio da queima de combustíveis.
Pensando na sustentabilidade, por que não tentar usar a tecnologia para ajudar a criar uma forma de navegação sustentável como no passado e eficiente como atualmente. Os painéis solares absorvem a luz do sol para gerarem energia, mas também podem ser movidos pela força dos ventos. A ideia é sempre utilizar a fonte de energia renovável mais disponível no momento.
O Turanor PlanetSolar é o maior barco movido com energia solar, pesa cerca de 100 toneladas, sendo equipado com uma cozinha, seis camarotes e nove camas com capacidade para uma tripulação de até 60 pessoas. Seu motor elétrico tem uma potência de 120 kW. Mas ele não é apenas um protótipo de luxo, Gerard D?Aboville, capitão da embarcação, já viajou cerca de 60.000 km sem um galão de gasolina. É o primeiro barco movido a energia solar a percorrer mais que a distância da volta ao mundo.
Porém, segundo o capitão, esse é um barco lento, sua velocidade média é de 5,5 nós, ou seja, ele percorre em torno de 1,6 km em 9,5 minutos. Além disso, ele depende dos raios solares para funcionar, mesmo que possa se mover por 72 horas sem ele.
O PlanetSolar, que começou sua jornada no Oceano Atlântico, passou pelo Pacífico, Índico e encerrou sua jornada atracando no porto de Hercule, no México, é leve e aerodinâmico. O veículo conta com 537 m² de painéis solares que geram uma energia de 93,5 kW. Essa energia toda é armazenada em um sistema de baterias de lítio-ion.
ue precisaria de muita luz solar para navegar, o capitão do PlanetSolar fez a sua trajetória o mais perto possível da Linha do Equador, onde as condições climáticas são melhores. Após o término da viagem, as baterias não estavam descarregadas.
Gostou desse conteúdo? Confira nosso blog completo para ver mais! Acesse o Barco Novo e confira nossos produtos para sua embarcação.